CARDENAS

Fundada em 1957 por Otávio Teixeira Cardenas, a Manufatura de Botões Cardenas Ltda., iniciou suas atividades no bairro de Vila Prudente, (São Paulo – SP) fabricando botões para forrar voltado ao segmento têxtil.  A área fabril ocupava cerca de 100m².

Oito anos depois, Sostelli Galileu Galvan, Manoel Teixeira Alcaldinas e Martin Romero Marrero se tornaram sócios sendo que os dois últimos se desligaram da empresa em 1969 e 1975, respectivamente.

Em 1973 a Cardenas inovou, lançando a Prensa 200 semi-automatica e a Cortadeira 1000, o que proporcionou agilidade na forração de botões em escala industrial, beneficiando as indústrias de confecções, estofados e calçados.

No início da década de 80, a Cardenas passou a atuar no segmento de bonés, lançando os botões para forrar, matrizes e reguladores. No final dessa mesma década, Sostelli Galileu Galvan também se desligou da empresa, que ficou somente sob a administração do fundador, Sr. Otávio Teixeira Cardenas.

Após o falecimento do Sr. Otávio em 1988, seus filhos Otávio Teixeira Cardenas Junior e Olavo Teixeira Cardenas assumiram a empresa, na qual já atuavam há algum tempo e que permanecem como diretores.

No meio a tantas mudanças, na década de 90 a empresa passou a atuar no mercado promocional fornecendo buttons, máquinas e matrizes para forrar. Começou também a participar de feiras e eventos nacionais. No ano de 1997, firmou parceria com a Astor (Alemanha) na importação de fivelas para forrar. Em 1998 lançou as Prensas pneumáticas 300/1 e 300/2, destinadas à fixação de acessórios e forração de botões.

Nas décadas de 2000 e 2010 a Cardenas continuou sua participação em feiras e eventos com parceiras importantes com estilistas como a Erika Ikezili (SPFW - São Paulo Fashion Week) e ABIT - Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Brasil Fashion Designers). Desde então mantém um projeto institucional junto às faculdades e escolas de moda em nível nacional e internacional.

Desde 1967 a empresa está instalada no bairro da Mooca e ocupa hoje uma área de 2900m². Atende todo território nacional e países como Bolívia, Chile, Paraguai, Uruguai, Trinidad e Tobago, Venezuela, Costa Rica, Guatemala, Peru, Colômbia, África do Sul e Portugal.